O QUE É O NATAL?


Mt 1,23 – “Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel”

Assim como todo ano, no dia 25 de dezembro, comemoramos a festa que podemos caracteriza-lá como uma das mais importantes de toda cristandade. É o dia em que revivemos o nascimento do salvador. Deus em sua infinita misericórdia, amou tanto o mundo que entregou seu único e precioso filho para que todo aquele que crer em seu nome seja salvo e não pereça (Jo 3,16). O nascimento de Cristo para humanidade retrata um sinal real do sacrifício do cordeiro sem mácula pelo perdão de todos os nossos pecados.  O termo “Natal” derivado do verbo Latim “Nãscor“possui o significado de nascer e é neste sentido que nós católicos comemoramos já que, relembramos o nascimento do salvador.

Mas afinal, o que vemos hoje seria a comemoração de um verdadeiro Natal? Infelizmente a resposta para essa questão é não. Para o mundo secular, essa comemoração tão importante tornou-se objeto de idolatria, já que o prazer pelo consumismo é objeto de culto nesta época. Muitos se esquecem do significado primordial e se perdem em meio a presentes, viagens, comidas e não se recordam de Jesus o verdadeiro aniversariante.

Infelizmente, enquanto o mundo não entender que Jesus Cristo veio ao mundo para a salvação do gênero humano, qualquer data que julgamos importante, será vista por tantos outros como apenas um feriado a ser gastado. Assim como a páscoa tornou-se a festa do chocolate, o natal é um feriado para o consumismo. Sendo assim, como devemos nos portar frente a uma data tão importante que o mundo a roubou para si? Como cristãos católicos, devemos fazer a diferença! Sim, precisamos anunciar o verdadeiro sentido do dia 25 de dezembro e proclamar a todo mundo (Mc 16,15) que comemorar o nascimento de Jesus é significado de redenção, pois através deste grande mistério, conhecemos o salvador que nos redimiu através da santa cruz com o derramamento de seu precioso sangue.

Irmãos, comemoremos o natal, comemoremos seu real significado: o nascimento do Cristo, do Salvador, do Deus-Homem, do Emanuel, o nascimento do Verbo, da Palavra encarnada, o nascimento de Jesus Cristo único Salvador desse mundo. Que Deus Pai conceda um natal abençoado a todos os leitores e que nossa mãe, Maria Santíssima, interceda por todos os cristãos para que descubram o caminho da salvação que encontra-se no sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor!

Escrito por: Érick Augusto Gomes



Categorias:Reflexões

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: