LEITOR PERGUNTA: DÚVIDAS SOBRE HB 2,14

Nome: Nícolas
Data: 02 de Novembro de 2019
Horário: 23:26
Site 

Pergunta: Preciso de esclarecimentos, caso possam ajudar.
Se o diabo existe, como explicar esse verso que diz que ele foi destruído, pois uma coisa destruída não existe mais, o que é diferente de derrotado.

“Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também ele participou, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o diabo,”

E este “ele” se refere a quem, visto que está com a letra minúscula.

Obrigado.

RESPOSTA

Olá! Pax do Cristo!

Primeiro, peço perdão pela demora na reposta. O apostolado “Accatólica” continua em pleno funcionamento, porém, como eu sou o responsável pelos trabalhos, todos os e-mails chegam até mim. Infelizmente, ano passado, tive uma série de problemas pessoais que me impossibilitaram de responder.

Estou aproveitando meu momento de férias para colocar tudo em ordem e espero que 2020 seja um pouco mais tranquilo.

Mas vamos a sua dúvida. Peguei três traduções para facilitar o entendimento:

Bíblia de Jerusalém
Hb 2,14 – “Uma vez que os filhos têm em comum carne e sangue, por isso também ele participou da mesma condição, a fim de destruir pela morte o dominador da morte, isto é, o diabo”.

Bíblia do Peregrino
Hb 2,14 – “Como os filhos compartilham carne e sangue, da mesma forma ele compartilhou, para anular com sua morte, aquele que controlava a morte, isto é, o diabo”.

Bíblia Ave Maria
Hb 2,14 – “Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também ele participou, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio”.

Em relação a primeira pergunta:

– Nas três traduções, percebemos que o autor procura dizer que o diabo foi derrotado e destruído, porém essa “destruição”, não está enfatizando o fato da sua não existência, mas sim, a questão de que satanás já não pode mais vencer. Jesus Cristo veio em carne a fim de destruir a morte, por exemplo. Na verdade, com sua ressurreição, ele vence a morte, porém, ainda que saibamos que a morte está com seus dias contatos porque “Ele Venceu”, até seu retorno, nossos corpos irão perecer. Somente no grande dia, seremos seres incorruptíveis (1 Cor 15).

A relação desse texto citado por você é a mesma: Jesus destruiu o diabo, satanás ainda que exista, já não pode mais vencer, pois ele (Cristo) participando da nossa existência, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, já o derrotou.

Em relação a segunda pergunta:

– O “ele” aqui é referente a Jesus Cristo. As traduções nem sempre colocam “Ele” em letra maiúscula. Por exemplo, veja esses dois versos de Romanos: Rm 1,10; Rm 1,17; ou esse texto da epístola de S. Pedro:

1 Pe 1,3 – “Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, (I São Pedro 1, 3)”

Espero ter ajudado. Fique com Deus!

Érick Augusto Gomes



Categorias:Espaço do Leitor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: