Dormição ou Assunção da Virgem?

Qual a diferença entre a doutrina da Assunção de Maria na Igreja de Roma e a Dormição da Virgem nas Igrejas Católicas Orientais? Caso exista alguma diferença, como poderia duas Igrejas estarem unidadas com doutrinas diferentes?

Não há uma real diferença entre a doutrina da “dormição” (celebrada no oriente) e a assunção (forma latina de expressão). Se há alguma diferença, está apenas na ênfase dada ao mistério. A festa da assunção na Igreja Latina, tende a enfatizar a assunção corporal da virgem aos céus. Por outro lado, a festa da dormição no oriente, assim como representado na iconografia católica oriental / ortodoxa, enfatiza a sua morte como um “sono” (como se a puríssima Theotókos tivesse adormecido) e seu corpo sendo posteriormente elevado aos céus.

Partindo do princípio formal da doutrina, não há conflito.

Traduzido por: Érick Augusto Gomes

Autor: Diácono Anthony, Igreja Católica Ucraniana.

Textos original: https://east2west.org/faq/doctrine/



Categorias:Catolicismo Oriental

9 respostas

  1. Prezados

    Boa noite

    Entendo que a Santa Virgem Maria em um determinado momento foi dormir como naturalmente fazia todos os dias e estando dormindo Deus a acordou e ela foi assunta ao Céu. Apocalipse 12:2 mostra a assunção da Santa Virgem Maria.

  2. Prezados

    Boa noite

    Santa Virgem Maria um dia foi dormir, como fazia todos os dias e Deus a acordou e realizou a santa Assunção. Apocalipse 12:2 mostra ela assunta.

  3. Sim li sim. Eu entendo que a Santa Virgem Maria foi assunta, mesmo eu não sendo cristão. Teria como fazer um artigo sobre o terceiro Tiago? Ele faz parte da lista dos 70 discípulos? Se faz então teriamos 2 Tiagos apóstolos e um terceiro que seria um dos setenta discípulos.

  4. Parabéns pelo texto sobre Tiago ser o irmão de Jesus, porém não encontrei nada sobre a lista dos setenta discipulos. Tal lista parece, não tenho certeza, se eu estiver enganado os senhores por favor me corrijam, que quem cre nessa lista são os católicos ortodoxos e se Tiago estiver nessa lista dos 70 discípulos então tem três Tiagos e aí a crença ortodoxa tem mais sentido pois os “irmãos” de Jesus não seriam nem seus primos( crença católica) e nem seriam seus irmãos (crença protestante) mas filhos de José de um casamento anterior.

    • Você está em um site de “espiritualidade bizantina”, logo, aqui também cremos que os “irmãos” de Jesus são filhos de São José, fruto de um primeiro casamento.

      O texto expõe a doutrina romana, mas, temos outro artigo no site, onde, comentamos sobre a tradição do proto-evangelho de São Tiago.

  5. Respeito muito a crença católica romana e bizantina, se escrevi errado por favor me corrijam e parabéns pelo texto. Porém a minha dúvida é: Como a Igreja Católica Apostólica Romana entende a lista dos 70 discípulos? Ela aceita? Se São Tiago faz parte dos 70 discípulos então como os católicos romanos explicariam o fato de eles entenderem que só tem 2 Tiagos que no caso seriam os filho de Zebedeu e o filho de Alfeu?.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: