Qual a diferença entre a doutrina da Assunção de Maria na Igreja de Roma e a Dormição da Virgem nas Igrejas Católicas Orientais? Caso exista alguma diferença, como poderia duas Igrejas estarem unidadas com doutrinas diferentes?
Não há uma real diferença entre a doutrina da “dormição” (celebrada no oriente) e a assunção (forma latina de expressão). Se há alguma diferença, está apenas na ênfase dada ao mistério. A festa da assunção na Igreja Latina, tende a enfatizar a assunção corporal da virgem aos céus. Por outro lado, a festa da dormição no oriente, assim como representado na iconografia católica oriental / ortodoxa, enfatiza a sua morte como um “sono” (como se a puríssima Theotókos tivesse adormecido) e seu corpo sendo posteriormente elevado aos céus.
Partindo do princípio formal da doutrina, não há conflito.
Traduzido por: Érick Augusto Gomes
Autor: Diácono Anthony, Igreja Católica Ucraniana.
Textos original: https://east2west.org/faq/doctrine/
Categorias:Catolicismo Oriental
Prezados
Boa noite
Entendo que a Santa Virgem Maria em um determinado momento foi dormir como naturalmente fazia todos os dias e estando dormindo Deus a acordou e ela foi assunta ao Céu. Apocalipse 12:2 mostra a assunção da Santa Virgem Maria.
Prezados
Boa noite
Santa Virgem Maria um dia foi dormir, como fazia todos os dias e Deus a acordou e realizou a santa Assunção. Apocalipse 12:2 mostra ela assunta.
Você leu o texto, caro irmão?
Sim li sim. Eu entendo que a Santa Virgem Maria foi assunta, mesmo eu não sendo cristão. Teria como fazer um artigo sobre o terceiro Tiago? Ele faz parte da lista dos 70 discípulos? Se faz então teriamos 2 Tiagos apóstolos e um terceiro que seria um dos setenta discípulos.
Já temos um artigo sobre o “terceiro Tiago”:
https://accatolica.com/2017/08/20/qual-tiago-era-o-irmao-do-senhor/
Parabéns pelo texto sobre Tiago ser o irmão de Jesus, porém não encontrei nada sobre a lista dos setenta discipulos. Tal lista parece, não tenho certeza, se eu estiver enganado os senhores por favor me corrijam, que quem cre nessa lista são os católicos ortodoxos e se Tiago estiver nessa lista dos 70 discípulos então tem três Tiagos e aí a crença ortodoxa tem mais sentido pois os “irmãos” de Jesus não seriam nem seus primos( crença católica) e nem seriam seus irmãos (crença protestante) mas filhos de José de um casamento anterior.
Você está em um site de “espiritualidade bizantina”, logo, aqui também cremos que os “irmãos” de Jesus são filhos de São José, fruto de um primeiro casamento.
O texto expõe a doutrina romana, mas, temos outro artigo no site, onde, comentamos sobre a tradição do proto-evangelho de São Tiago.
Respeito muito a crença católica romana e bizantina, se escrevi errado por favor me corrijam e parabéns pelo texto. Porém a minha dúvida é: Como a Igreja Católica Apostólica Romana entende a lista dos 70 discípulos? Ela aceita? Se São Tiago faz parte dos 70 discípulos então como os católicos romanos explicariam o fato de eles entenderem que só tem 2 Tiagos que no caso seriam os filho de Zebedeu e o filho de Alfeu?.
São três Tiagos:
1 – Filho de Alfeu.
2 – Filho de Zebedeu
3 – Tiago menor, filho da outra Maria.
Nenhum desses é filho da virgem.