Lindo com o texto original: https://melkite.org/tag/faq
Tradutor: Érick Augusto Gomes
Questão:
“Qual é o processo que alguém deve seguir para se tornar membro de uma Igreja Greco-Melquita? Eu realmente me sinto agraciado por participar de tão bela Igreja em Atlanta. Muito obrigado por sua ajuda.”
Resposta do Bispo John:
“Por favor, perceba que não há realmente necessidade de obter uma “mudança de rito” para ser um paroquiano em tempo integral. A beleza de todas as Tradições das Igrejas católicas orientais e latinas são um patrimônio comum e uma herança que pertence igualmente a todos os católicos. Se no future, houver a necessidade de obter uma transferência canônica, o procedimento é facilitado pelo pároco que pode ajudá-lo com os detalhes. Basicamente, envolve uma petição formal de sua parte. Isso é encaminhado ao Bispo Melquita. A Chancelaria pede então a opinião/consentimento do Bispo Latino. Se ambos os Bispos estiverem de acordo, a “transferência” é concedida, assinada pelo peticionário na presença de testemunhas e inscrita no registo da paróquia melquita.”
OBS do Tradutor: No Brasil, a mudança de rito ocorre somente em casos onde o candidato à mudança, irá assumir algum cargo eclesiástico na Igreja Melquita (diácono, padre ou monge). Fora isso, como explicado no texto acima, não existe a necessidade de mudança. Como à Igreja Greco-Melquita é uma Igreja em comunhão com a Sé Romana, você como católico, pode participar da Divina Liturgia e vivênciar os sacramentos.
Érick
Categorias:Catolicismo Oriental
Deixe uma resposta